Atendimento humanizado é a habilidade dos profissionais de saúde em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento digno.
Para que a humanização seja eficaz é preciso que os procedimentos e a estrutura da instituição também estejam alinhadas com este objetivo.
O que isso quer dizer, na prática?
Não basta bons profissionais para construir um bom atendimento.
Os procedimentos, normas e regras precisam estar de acordo com a expectativa, e a estrutura física e instalações devem estar aptos para ateder o requisitos desejados.
- O tratamento baseado na ética profissional.
- O tratamento é individualizado, ou seja, considera a pessoa como um todo e não a classifica de maneira generalista em função do seu diagnóstico ou quadro geral.
- O cuidado é realizado com empatia, atenção e acolhimento integral ao paciente e sua família/ acompanhante.
- Existe uma escuta atenta e diferenciada, com a presença de um olhar sensível para as questões humanas.
- Há respeito a intimidade e as diferenças.
- A comunicação é eficiente e permite a troca de informações levando em consideração o estado emocional do paciente e da família.
- O atendimento transmite confiança, segurança e apoio.
- A estrutura física atende às necessidades de cuidado e tratamento.