O que é a sedação?
É o ato de suprimir a consciência, mantendo as funções vitais, tais como respiração espontânea e deglutição. Esta inconsciência é realizada através de um medicamento anestésico, utilizada por via oral, inalatória ou venosa. Dessa forma, existem três tipos de sedação: sedação oral, sedação inalatória e sedação venosa.
Qual a Sedação mais segura?
A sedação venosa é a mais segura. A sedação inalatória (uso de gás), assim como a sedação oral (tomar um comprimido) não apresenta segurança por dependerem do grau de absorção respiratória e gástrica respectivamente.
Dessa forma, não há certeza da inconsciência durante todo o período do procedimento odontológico. Somente a sedação venosa é capaz de manter a inconsciência durante toda a cirurgia odontológica com total controle dos sinais vitais do paciente.
MARQUE AGORA MESMO SUA CONSULTA!
Existem diferentes tipos de Sedação Venosa?
A qualidade e a segurança da sedação venosa dependem diretamente da experiência do anestesista, dos medicamentos e equipamentos que ele utiliza, assim como da infraestrutura existente no consultório odontológico. Apesar das complicações serem raras, é indispensável estar preparado (com equipamentos e medicações) para tratar eventuais situações de emergência. O paciente deve estar bem informado sobre todas estas condições.
Como é realizada a Sedação Venosa?
A sedação venosa é realizada por um médico anestesista. Após a liberação do risco cirúrgico (exames pré-operatórios e avaliação de risco cirúrgico) o paciente é preparado para a sedação no consultório odontológico. Ele deve estar em jejum (08 horas, no mínimo) para que possa ser puncionada a veia e administrado o soro fisiológico. Antes de dar início ao uso da medicação, é feita toda a monitorização do paciente. São usados equipamentos para avaliação cardiovascular (eletrocardiograma), avaliação neurológica (eletroencefalograma), oximetria (quantidade de oxigênio), pulso arterial e frequência cardíaca, além dos demais dispositivos para controle total sobre as funções do paciente.
Quais procedimentos podem ser realizados com sedação Venosa
- Exodontia do Siso
- Cirurgia de instalação de Implantes
- Tratamento de Canais
- Outros dependendo da Fobia do Paciente
Como é a Extração de dentes com sedação Endovenosa
A extração de dente com sedação endovenosa funciona da seguinte forma: o médico anestesista é chamado para fazer a sedação endovenosa durante a extração do dente. A anestesia local também é aplicada, pois a sedação endovenosa coloca o paciente para dormir, ao contrário da anestesia geral que não é sinônimo de sedação endovenosa. A grande vantagem é que o paciente não presencia a extração dental e acorda somente quando o procedimento terminou. A utilização da sedação endovenosa é muito segura e é amplamente recomendada aos pacientes.